sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Faculdade promove Encontro de Comunicação

Profissionais da comunicação abrem roda de debates a respeito das diversas ferramentas de trabalho e do novo olhar mercadológico.

Daniel Alves




Irreverência, naturalidade e dinamismo. Essa foi a tentativa de marcar a 3ª edição do Encontro da Comunicação, realizado no auditório da Faculdade Estácio de Sá, campus Prado, dos dias 25 a 28 de outubro

Este ano, o encontro trouxe o tema “Panoramas do mercado” e as interferências dos avanços tecnológicos nos portfólios e perfis dos profissionais da comunicação.

Quem compareceu pode ouvir conselhos, entender um pouco mais sobre as recentes exigências do mercado de trabalho e esclarecer suas dúvidas com os convidados.

Na abertura, feita pela coordenadora do curso de Comunicação Letícia Lins, foi ressaltada a participação dos alunos nesse tipo de evento, já que eles serão os futuros profissionais envolvidos com as novas ferramentas.

O primeiro palestrante da noite do dia 25 foi o publicitário, Diego Belo, da agência Grego Design, que falou da necessidade do profissional estar atualizado diante das constantes novidades do mercado da comunicação. Ele afirmou que o foco de seu trabalho não é específico para web, no entanto é preciso estar atento às essas novidades tecnológicas.

A sub-editora do Projeto Tempo Ipad, Karoline Borges, chamou atenção para o uso favorável das novas mídias e tecnologias no mercado de trabalho, que tem cobrado o domínio dessas plataformas dos recém-chegados nas empresas de comunicação. Além da união dos diversos formatos comunicacionais para elaboração de produtos e serviços. “Nossa equipe é formada por repórteres, designers e publicitários. Tentamos unir o que cada um tem de interessante e relevante para o leitor”.

O jornalista Luiz Fernando Rocha, editor do jornal O Tempo on-line, se mostrou preocupado com a formação dos jornalistas e profissionais que chegam nas redações. “O importante hoje para o jornalista é fazer com que a formação dele seja mais importante e necessária ou então ele vai cair no limbo que o judiciário imaginou de que é realmente desnecessário que a pessoa jornalista para fazer reportagem”. Fernando ressaltou ainda que os novos profissionais e aqueles já inclusos no mercado precisam fazer um pouco de tudo para atender às demandas mercadológicas das empresas e clientes.

Para o estudante do 6º período de jornalismo, Lino Ramos, as melhores palestras aconteceram nos dias 25 e 26 mediadas pelas professoras Telma Johnson e Tailze Mello, que souberam extrair dos convidados aprendizados importantes para os alunos em formação. “Foi ótimo ver o 'Pequetito', meu colega de classe, compartilhando sua experiência com as novas mídias enquanto narra futebol”.

O aluno ainda ressaltou a participação dos convidados Ricardo Rocha e Ivo Antonioni que narraram suas experiências a frente de grandes empresas. “É bom ter contato mais estreito com pessoas, iguais a eles, engajadas naquilo que fazem”.

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